domingo, novembro 30, 2025

RAFAEL BORDALO PINHEIRO

CS-TNT - LPPT - TAP PORTUGAL - A320

(Lisboa) Missão definida: ver o A350 da Qatar. Eles têm tantos A350 que devem aproveitar todas as promoções da Airbus, do tipo “compre 30 e pague 20”, ou “não perca, tudo o que estiver neste hangar de Toulouse por 100 cada um”, ou um pack família "leve um A350, um A330, um A321 e oferecemos o A319". Uma espécie de Black Friday para companhias aéreas. No entanto, o nevoeiro, essa criatura que tanto atormentou os navegadores das Descobertas, dramático e daqueles que só gostam de aparecer, teve o seu ápice exatamente na hora em que a estrela ia sair.

Quem salvou o dia foi o CS-TNT, com o nome Rafael Bordalo Pinheiro, um dos A320 da TAP que anda nas bocas do mundo por causa das célebres atualizações do software do ELAC. Aterragem impecável, se fosse no basquete era um cesto sem espinhas.

E quando passou por mim acenou! Era mesmo para mim. Olhei para os lados para confirmar e, não, não estava ali mais ninguém. À esquerda, o comandante, à direita, o primeiro oficial. O comandante mandou um cumprimento simpático. Eu, o único spotter em Figo Maduro naquela fria manhã de novembro, agradeço.

Bom descanso e obrigado, Rafael Bordalo Pinheiro, ou como se diz no Brasil, "valeu"!

sábado, novembro 22, 2025

MANUEL CARGALEIRO

Airbus - A320-251N - CS-TVN - TAP - LPPT

(Lisboa) 
A descolar de Lisboa, soberbo, o Airbus A320-251N, CS-TVN, da TAP, com o nome de Manuel Cargaleiro que nos deixou em 2024. Com os pincéis da TAP, continua a pintar os nossos céus todos os dias.

Captado a cerca de 280 metros de distância, na imagem está em processo de elegante recolha dos seus trens de aterragem ou trens de pouso, como se diz no Brasil. Em Portugal aterra-se, no Brasil pousa-se. Diz o dicionário da Priberam sobre eles: «estrutura que suporta as rodas de uma aeronave e que permite a operação da aeronave no solo». Trens de aterragem são o equivalente aos nossos pés, e como são importantes os nossos pés, quem tem pés tem tudo. 

Boa viagem Manuel Cargaleiro!

sábado, novembro 08, 2025

CARACAS

Airbus A330-941 - CS-TUG - LPPT

(Lisboa) Dizem que são precisos sete anos para se fazer uma amizade. Outras fontes garantem que bastam duzentas horas de “tempo de qualidade”, seja lá o que isso for, para se chegar a essa categoria muito especial. Coisas que se lê por aí, sem grande rigor científico, mas é sempre bom dar um ar de quem estudou o assunto a fundo.

A isto eu respondo, há pessoas que eu conheço há sete anos ou mais que preferia não ter conhecido e outras que conheci há pouco e que gostaria que um dia passassem o exame duro e rigoroso que a categoria de amigo exige.

O que eu sei é que, dentro de um avião, sentado durante muitas horas, há sempre um amigo do assento do lado. Conta-se ou ouve-se o que só os amigos mais próximos sabem, o avião é um confessionário pressurizado a 33 mil pés, sem testemunhas, sem julgamentos, nem consequências, só troca de experiências. Somos uma espécie de companheiros de cela, a vida, injusta ou não, juntou-nos neste espaço escasso.

E, quando o piloto anuncia “tripulação, portas em posição disarmed”, o que significa que já se podem abrir as portas sem que seja disparado um escorrega de festa de aniversário cheio de ar amarelo, esse amigo evapora-se. Nunca mais o vemos, nem sequer nos lembramos bem da cara. Fica apenas a lembrança de ter partilhado aqueles momentos, o espaço e, talvez, um cartão de visita que irá ser perdido nas próximas horas ou servir de marcador de livro de ocasião.

Agora lembrei-me de um deles: uma professora primária natural da Venezuela, ponto importante, também gosta de correr, toda fit. Contava ela que gostava de ensinar, das crianças, mas fartou-se de giz e reuniões pedagógicas aborrecidas mas sobretudo de contar dinheiro todos os meses. Agora é gestora de hotéis nos arredores de Londres. Nada a ver com educação, mas ganha muito melhor e isso não nos faz mais felizes necessariamente mas dá-nos mais opções de vida, não a critico, também é importante.

A senhora era de Caracas, é precisamente para lá que segue o avião da imagem de hoje, a capital da Venezuela. Fotografado de Figo Maduro que para efeitos práticos é o Aeroporto de Lisboa, este é o Airbus A330-900neo de matrícula CS-TUG e nome Pedro Álvares Cabral. Boa viagem Pedro Álvares Cabral.

Airbus A330-941 - CS-TUG - LPPT


sábado, novembro 01, 2025

LATAM

LPPT - LATAM - BOEING 777 ER

(Lisboa) O PT-MUG, Boeing 777-300ER da LATAM, deixou Lisboa esta manhã como um artista. A pista molhada serviu-lhe de palco e o spray de água transformou-se em fumo de espetáculo, com os dois motores a berrar na força máxima. Se os motores tivessem consciência estariam provavelmente a pensar: “olhem bem para mim”. Partiu para São Paulo depois do clear for takeoff. Eu estava sozinho a assistir a este espetáculo, será que os outros spotters tiveram medo da chuva que cai por estes dias nesta cidade? Senti os aplausos. Obrigado pelo momento. Isto é que se chama sair com estilo: usar quase toda a pista e despedir-se assim, em grande, como só os gigantes sabem fazer.