domingo, junho 29, 2025

SE O AVIÃO PUDESSE FALAR

737-8MAX 200 - SP-RZG - LPPT - BUZZ
MATRÍCULA: SP-RZG
COMPANHIA: BUZZ
AVIÃO: BOEING 737 MAX 8-200
 
(Lisboa) Se o Boeing 737 MAX 8 da BUZZ tivesse consciência, ouvisse, falasse, como seria? Poderia ser convidado a escrever um pequeno texto para este sítio. Poderia começar assim: olá, eu sou o BUZZ. Sou um desses gigantes de metal que cortam os céus todos os dias, muitas vezes sem que reparem muito em nós. Passo por cima de cidades, montanhas, florestas, rios, lagos e mares… E mesmo assim, a maior parte das pessoas nem repara que eu existo.

Mas se eu pudesse falar, tinha tanta coisa para contar…

Levo centenas de pessoas no meu interior, famílias, executivos, crianças a caminho das férias, casais em lua-de-mel, turistas curiosos, quem parte de vez e quem só vai por uns dias. Durante algumas horas, todos eles ficam juntos, lado a lado, partilhando silêncios, conversas tímidas, sorrisos, olhares pela janela ou, às vezes, uma lágrima. Eu vejo tudo.

Já ouvi declarações de amor sussurradas no banco do meio. Já vi mãos dadas no meio de uma turbulência, amizades a nascer entre desconhecidos e despedidas silenciosas no embarque. Já ouvi choro de crianças e gargalhadas de quem se reencontra no portão de chegada. Transporto emoções, muito mais pesadas do que as malas no porão.

Por fora, pareço apenas um tubo de metal com asas. Mas por dentro, sou palco de histórias. Cada voo é um novo capítulo de um livro que ainda não terminei de escrever.

Levo todos em segurança, confiante nos meus motores, nos meus sensores e, acima de tudo, na tripulação que me conhece como ninguém. Somos uma equipa. Todos os dias, descolo sem saber o que me espera, mas com a certeza de que, no final, terei cumprido o meu destino.

E quando aterro suavemente, com aquele som de pneus a beijar o asfalto e os passageiros a aplaudir (sim, isso ainda acontece), penso: mais uma missão cumprida. Mais uma história vivida. Mais um céu que atravessei.

Se eu, avião, pudesse falar, talvez não parasse mais.

Mas por agora, sigo em silêncio, vou preparar-me para nova viagem, até ao próximo voo.

quinta-feira, junho 19, 2025

BRUSSELS AIRLINES E A MATRÍCULA

LPPT - BRUSSELS AIRLINES - OO-SNO - A320

(Lisboa) O que significa o código “OO‑SNO”? É possível descodificar esse código e saber onde encontrar as listas oficiais de prefixos nacionais.

Uma das primeiras coisas que reparo é a matrícula, aquele conjunto de letras e números junto à cauda ou por baixo da asa ou nas portas do compartimento do trem de aterragem frontal. A matrícula, também chamada de aircraft registration ou simplesmente registration, é o identificador oficial do avião, emitido pelas autoridades de aviação. É um identificador único, usado tanto legalmente quanto em comunicações de controlo de tráfego aéreo.

Cada matrícula tem duas partes: o prefixo, identifica o país de registo, segundo padrões da ICAO e o código, sequência individual única, para cada aeronave. O número de série do fabricante (MSN) é outro identificador mas esse nunca muda, ao contrário da matrícula, que pode ser alterada se o avião mudar de país ou de companhia aérea.

Neste caso o prefixo da matrícula é o OO, é da Bélgica. Para saber o MSN, número de série do fabricante recorri a um sítio na Internet especializado, 3831. Uma curiosidade, voou pela primeira vez em março de 2009. O que eu estava a fazer em março de 2009? Estava a preparar-me para mudar de casa.
 
A matrícula de cada avião carrega muita informação, desde a origem nacional até o seu historial. Para nós, spotters, é um código que ajuda a contar histórias, a seguir o mesmo avião por vários aeroportos e a documentar momentos únicos no blogue. 

Referências:

terça-feira, junho 10, 2025

BOEING 787

AMERICAN AIRLINES - Boeing 787 - MSN 40620    N802AN


(Lisboa) O Boeing 787-8 Dreamliner (de matrícula N802AN), fotografado aqui em LPPT, voou pela primeira vez em fevereiro de 2015. Com janelas maiores do que a concorrência a Boeing dispensou o uso de cortinas, sendo a luminosidade que atravessa a janela controlada eletronicamente.

Parece que, para além do passageiro, a luminosidade pode ser controlada pela tripulação. É uma característica que não me agrada muito esta da luminosidade poder ser controlada pela tripulação.

 

sábado, junho 07, 2025

A330 900NEO

CS-TUC - LPPT - AEROPORTO DE LISBOA - TAP - A330 900 NEO

(Lisboa) Este é um dos Airbus A330 900neo da TAP. Lindo como todos os outros, confesso que são os meus favoritos, os A330. Tem o nome de Nuno Gonçalves (e matrícula CS-TUC) em homenagem ao pintor português do sec. XV. Foi o terceiro A330 900neo a chegar à companhia portuguesa e o primeiro a aterrar nos EUA.

Referências: