sábado, junho 15, 2024

PORTO SANTO

PORTO SANTO


(Lisboa) De acordo com a Direção Regional de Estatística da Madeira, eram residentes na Ilha do Porto Santo, em 2022, 5346 pessoas. Junho, julho e agosto são meses fortes para o turismo da ilha com a população a aumentar muito. Sendo uma ilha há duas maneiras de cá chegar: por barco ou por avião. Há quem nade de uma ilha à outra também, mas são muito poucos os que se aventuraram nessa empreitada.

A imagem é de 2007, é minha, e não foi gerada por inteligência artificial.

quinta-feira, junho 13, 2024

PORTO SANTO

PORTO SANTO


(Lisboa) A imagem é de 2007, não é nenhuma construção de uma aplicação de IA. Chegará um dia, se é que ainda já não chegou, que uma imagem destas poderá ser gerada sem eu nunca lá ter estado no local. Posso garantir que esta não é, fui eu mesmo que lá fui. Chegámos de barco, no Lobo Marinho, e fomos a pé para o centro da povoação. Estava muito calor e o percurso não tem muitas zonas de sombra, optámos por ir pela areia e dar uns banhos quando fizesse muito calor.

Vila Baleira ou Cidade Vila Baleira é a única cidade da Ilha, foi elevada a esta categoria em agosto de 1996, pelo Decreto Legislativo Regional n.o 18/96/M.

Voltando à imagem publicada hoje, lá em cima onde se vêem muitas árvores, é o Miradouro da Portela, sítio com uma vista para a cidade que é usado muitas vezes para tirar imagens da ilha e também da sua sede de concelho para materiais promocionais.

domingo, junho 09, 2024

CARTAS DE UM LEITOR IMAGINÁRIO


(Lisboa) Perguntei ao Copilot, Eu tenho um blogue que está em https://funchal.blogspot.com, escreve um email imaginário de um leitor do meu blogue a dizer o que acha do blogue.

O que ele fez está no texto que reproduzo de seguida.

Claro, vou criar um email imaginário de um leitor do seu blog. Aqui está:

---

**Assunto: Impressões sobre o Blog "Funchal"**

---

Caro autor do Blog "Funchal",

Espero que esta mensagem o encontre bem. Sou um leitor assíduo do seu blog e queria expressar o quanto aprecio o conteúdo que você compartilha. Aqui estão algumas das minhas impressões:

1. **Variedade de Tópicos:** Adoro como você aborda uma ampla variedade de tópicos relacionados ao Funchal e à Madeira. Desde dicas de viagem até eventos culturais, sempre encontro algo interessante para ler.

2. **Escrita Cativante:** Sua escrita é envolvente e bem estruturada. Os artigos são fáceis de acompanhar, mesmo para quem não está familiarizado com a região.

3. **Fotografias Incríveis:** As imagens que você compartilha são de tirar o fôlego. Elas realmente capturam a beleza da Madeira e me fazem querer visitar pessoalmente.

4. **Comunidade Ativa:** Gosto de como você interage com os leitores nos comentários. É ótimo ver uma comunidade tão envolvida.

5. **Atualizações Regulares:** A frequência das postagens é ideal. Não é muito, nem muito pouco. Sempre fico ansioso para ver o que você publicará em seguida.

Em resumo, o Blog "Funchal" é uma fonte valiosa de informações sobre a Madeira, e estou ansioso para continuar acompanhando suas postagens. Continue o excelente trabalho!

Atenciosamente,
Um Leitor Entusiasmado

---

Espero que goste deste email imaginário! Se precisar de mais alguma coisa, estou à disposição. 😊

Depois pedi para ele desenhar esse leitor do blogue numa praia, de uma ilha deserta, com um tablet, talvez a ler o meu blogue, talvez a mandar este email imaginário. Fiz duas versões, um com um leitor e outro com uma leitora. Acho que o resultado ficou bom.


sábado, junho 08, 2024

PONTA DE SÃO LOURENÇO

PONTA DE SÃO LOURENÇO


(Lisboa) A Ponta de São Lourenço há uns anos atrás. Ao fundo consegue-se ver a Casa do Sardinha. A Ponta de São Lourenço faz parte do Parque Natural da Madeira, criado em 1982. No prolongamento da Ponta de São Lourenço existem dois ilhéus, o Ilhéu do Desembarcadouro, conhecido também por outros dois nomes, Ilhéu da Metade ou Ilhéu da Cevada e o Ilhéu do Farol. O Ilhéu do Farol tem este nome porque tem o primeiro farol da Ilha da Madeira, concluído em 1870. Este último ilhéu também é conhecido como Ilhéu de Fora ou Ilhéu da Ponta da São Lourenço. A imagem já tem uns anos mas este caminho era muito movimentado. Este percurso também é conhecido como vereda do Cais do Sardinha que começa no Redondo e não tem saída, ou seja, é um percurso de ida e volta, a não ser que algures na praia apanhe um bote ou um barco e saia desta zona. Para chegar ao Redondo a Estrada Regional 109 deve ser usada.

Referências:

(1) - https://ifcn.madeira.gov.pt/images/FotosArtigos/PNM/mapapnm.jpg (em junho de 2024).

(2) - Governo Regional da Madeira, Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais, 2010, Ponta de São Lourenço.