terça-feira, setembro 07, 2004

MEMÓRIAS DE CABO VERDE. DIA 19.

CABO VERDE
A saída da Residêncial Girassol. Porto Novo, Ilha de Santo Antão, Cabo Verde.
Um Domingo por volta das 8h da manhã. Um desconhecido ao longe. Um desconhecido tal como eu sou para ele.

CABO VERDE
Estrada que futuramente vai ligar o Porto Novo a Vila de Pombas.

CABO VERDE
De vez em quando alguém passa nesta estrada. Mas eles vêm de onde? De onde!?

CABO VERDE
Esta podia ser uma paisagem marciana.

CABO VERDE
Aqui não cresce nada. É deserto.

CABO VERDE
O Porto Novo, nome do sítio e nome do Barco que me trouxe. O nome do barco que aparece na imagem é o Ribeira de Paul e levou-me de volta até ao Mindelo. Quando se vai do Mindelo para Santo Antão desembarca-se no Porto Novo no cais que mostra a imagem. No barco somos abordados pelos motoristas que fazem as ligações com a Ribeira Grande. 500$ (moeda de Cabo Verde) para ir de Porto Novo até à Ribeira Grande. Não sei quanto tempo, não contei o tempo mas demora mais de meia hora. E para ir de uma ponta à outra é preciso passar por zonas bem altas da ilha de Santo Antão. Parece até a Ilha da Madeira pelo seu relevo agressivo.
No dia que regressei ao Mindelo tinha de tirar as minhas coisas todas do quarto até às 12h. Procedimento habitual. Fiquei a ver televisão um pouco mais de tempo, na sala de estar e depois fui comer qualquer coisa no bar/restaurante Sereia, mesmo em frente ao porto. Mais tarde chegou um casal de belgas que tinha feito a viagem comigo Mindelo - Porto Novo dois dias antes. Depois chegaram uns holandeses também e eu conversei um pouco com um desses holandeses. Ele falava português muito razoável.
Na viagem de regresso a São Vicente os europeus vinham todos juntos. Foi uma viagem atribulada. Como o barco balançava! Mal sabia eu o que me esperava dois dias mais tarde na viagem para o Sal.

Sem comentários: