quinta-feira, janeiro 30, 2014

TV BLOGUE - AEROPORTO DA MADEIRA

(Lisboa) A RTP-Madeira apresentou ontem à noite uma reportagem sobre o Aeroporto da Madeira. Pouco menos de meia hora de reportagem onde várias áreas são, muito resumidamente, apresentadas. Cada uma delas daria uma reportagem por si só. Gosto dos números das coisas. Por exemplo, são seis mil a sete mil litros num voo Funchal - Porto. Mas também podem ser cinco mil litros, no mesmo percurso. Tudo depende da carga. Dois mil a três mil litros no voo Funchal Lisboa. Intercontinentais uns sessenta e cinco mil. Já tinha a informação dos voos intercontinentais mas não fazia ideia para voos mais curtos. E dez por cento disto é gasto na descolagem, segundo também vi escrito algures aí na rede.

Pode encontrar o programa no link http://www.rtp.pt/play/p1321/e142343/reporter-madeira.

domingo, janeiro 26, 2014

FUNCHAL

(Lisboa) Vamos ver o que aparece depois das obras no Funchal. Esta fotografia é de dezembro de 2005.

FUNCHAL - DEZEMBRO DE 2005

sábado, janeiro 25, 2014

460 ANOS DE SÃO PAULO

(Lisboa) Do alto do Edifício Altino Arantes, a Avenida São João. O prédio que ocupa grande parte da imagem, à direita, é o Edifício Banco do Brasil. Do outro lado da rua, o edifício Martinelli. São Paulo faz 460 anos. Descobri um site onde é possível visualizar imagens em direto da cidade: http://www.vejoaovivo.com.br/local/sp/sao-paulo.html. Parabéns São Paulo!

SÃO PAULO - BRASIL

domingo, janeiro 19, 2014

PARQUE EDUARDO VII

CICLOVIA LISBOA CIDADE

(Lisboa) Há uma ciclovia que descobri recentemente, emparelhada com percurso pedestre que liga Sete Rios ao Parque Eduardo VII. Na verdade esta é apenas uma parte de um percurso maior que liga Monsanto até ao centro da cidade de Lisboa. É bom descobrir as coisas por nós mesmos. Mesmo que já existam há muito tempo. O efeito em nós mesmos de descobrir uma coisa que já é conhecida de muitos é o mesmo como se fosse totalmente desconhecida pelo resto da humanidade. É descobrir.

terça-feira, janeiro 14, 2014

O EUSÉBIO

(Lisboa) Fui à procura no meu arquivo de fotos do avião da TAP chamado Eusébio. Encontrei esta, de 7 de maio de 2011. O A319 de matrícula CS-TTJ acaba de descolar da pista 21 do Aeroporto de Lisboa. A pista 21 tem uns três mil e oitocentos metros de comprimento mas um A319 precisa muito menos que isso para descolar. Por isso já estava bem alto na cabeceira da pista quando o captei. O Eusébio é um Airbus A319-111 com número de série 979. Significa que foi o 979º a sair da linha de montagem dos A319 da fábrica de aviões europeia. Voou pela primeira vez em 22 de Fevereiro de 1999. Nessa altura estava eu no Técnico a celebrar ter passado, à primeira, Análise Matemática III, sem espinhas. Tem portanto, quinze anos de idade. Hoje começou o dia a voltar de Londres, depois deu um pulinho ao Funchal, rumou ao Porto. Nesta altura já deve estar de volta de Paris. Esta foi a minha homenagem ao Eusébio.

CS-TTJ - EUSÉBIO

segunda-feira, janeiro 13, 2014

SALA COM VISTA PARA OS AVIÕES


(Lisboa) Alguns dos apartamentos deste bairro, em Camarate, ficam a menos de cem metros da passagem de aviões no Aeroporto de Lisboa. Não é a pista que fica a menos de cem metros mas sim um dos caminhos de acesso à pista 21. Passam perto das salas e quartos destes habitantes, a umas dezenas de metros, A330s e A340s.

domingo, janeiro 12, 2014

sábado, janeiro 11, 2014

AQUILINO RIBEIRO


(Lisboa) Esta semana é só aviões aqui no blogue. CS-TNI, de nome Aquilino Ribeiro. Para quem acha que os aviões são todos iguais e não conseguem ver diferenças fica uma dica. Para os aviões da TAP, olhem para as letrinhas da matrícula. Se a matrícula for CS-TT... o Airbus é um A319. Se for CS-TN... é um A320. CS-TJ... é um A321 que é um pouco maior do que os A319 e A320. Por fim os CS-TO..., se tiverem quatro motores são os A340, se forem dois são A330.

sexta-feira, janeiro 10, 2014

O AVIÃO DE HOJE


(Lisboa) O avião de hoje é o Josefa d'Óbidos (CS-TTP). Um jovem A319 de catorze anos. Madrugou na Praia, em Cabo Verde e regressou a Lisboa. Foi para o frio de Dusseldorf que consegue ser calor comparado com o frio a dez mil metros de altura que é onde passa a maior parte do tempo. Regressou à capital portuguesa e esta foto regista o momento em que se prepara para se fazer à pista 21 rumo ao Porto, via uniforme cinco.

quinta-feira, janeiro 09, 2014

CS-TTK


(Lisboa) Veio de Genebra. Foi para Paris e regressou. Agora vai para Madrid. Tudo no mesmo dia. É o Miguel Torga, um dos A319 da TAP.

quarta-feira, janeiro 08, 2014

ANTÓNIO SÉRGIO

(Lisboa) Este Airbus 319, de matrícula CS-TTH, é também conhecido como António Sérgio. Parte para Faro, depois de no mesmo dia já ter estado na Madeira. São, mais ou menos, quarenta minutos de voo.

CS-TTH - ANTÓNIO SÉRGIO - AEROPORTO DE LISBOA

terça-feira, janeiro 07, 2014

LUÍS VAZ DE CAMÕES

CS-TJF - LUÍS VAZ DE CAMÕES - AEROPORTO DE LISBOA

(Lisboa) Luís Vaz de Camões (CS-TJF) parte para Bruxelas num dia sombrio de janeiro em Lisboa. Por estes dias o tempo está com a cara do país. Cinzento, frio e ventoso. Enquanto esperam na pista pela partida dos aviões que vão à frente, os pilotos acenam para os curiosos que observam os aviões.

segunda-feira, janeiro 06, 2014

domingo, janeiro 05, 2014

PEDRO NUNES PARTE MAIS UMA VEZ

(Lisboa) O avião da TAP batizado de Pedro Nunes e com matrícula CS-TOP, parte mais uma vez da pista 03, desta vez rumo a Salvador. Destino é o Aeroporto Internacional Luís Eduardo Magalhães. São algumas horas de voo num atravessar do Atlântico que virou rotina nos dias de hoje.

CS-TOP - PEDRO NUNES - AEROPORTO DE LISBOA

CS-TOP - PEDRO NUNES - AEROPORTO DE LISBOA

No dia seguinte eis que aparece entre as árvores para se fazer à pista 21 com destino ao Rio de Janeiro que deve continuar lindo e que possui um aeroporto chamado de Galeão.

quinta-feira, janeiro 02, 2014

GREVE DO METRO

(Lisboa) O Metropolitano de Lisboa está, no dia de hoje, de novo em greve. Já perdi a conta dos dias, em 2013, em que isso aconteceu. Não estou contra ou a favor da greve. É um direito deles mas tal como muitas lutas, esta também parece estar a falhar o alvo. O alvo desta luta não deviam ser os utentes do serviço que usam os transportes públicos para ir trabalhar, para tratar das suas vidas. Ouvi recentemente, numa rádio do outro lado do Atlântico a sugestão de abrir, nestes dias, as cancelas, deixando toda gente entrar e usar o transporte sem pagar. Não poderia estar mais de acordo pois desta maneira não se prejudica quem nada tem que ver com esta luta.

quarta-feira, janeiro 01, 2014

TV BLOGUE - ANO QUE ACABA, ANO QUE COMEÇA


(Lisboa) O Presidente Cavaco Silva, Presidente de Portugal, falou ao país como sempre fala,no primeiro dia do ano. A Presidente Dilma Rousseff falou há dois ou três dias. Encontrem as diferenças no discurso. Se possível, depois de ouvirem os dois, coloquem-nos a correr em paralelo.

Bom 2014 para todos os leitores deste blogue.