sexta-feira, maio 15, 2020

BRASIL

BARRA DA TIJUCA - RIO DE JANEIRO

(Lisboa) Desde de julho de 2003 o blogue sempre serviu para continuar a viajar mesmo quando estou dentro de casa. Vejo as fotografias, procuro nos mapas onde estive, que sítios visitei e os que não visitei mas passei perto e nem me dei conta. Quando voltar e se algum dia voltar, o que gostaria de ver de novo, de novo outra vez e de novo, o que não tinha visto antes. Foi assim que descobri a Ilha da Madeira, hoje, uma região a oeste do centro do Rio de Janeiro. A imagem no entanto é de uma praia na Barra da Tijuca, em 2012. A Barra é uma região linda, todo o Rio é.
Fui ao Rio de Janeiro duas vezes. A primeira vez de férias. Foi marcante e quando apareceu a oportunidade de lá ir de novo, a trabalho, foi uma muito agradável surpresa. A minha missão profissional não era particularmente motivadora mas voltar à cidade maravilhosa era. Isto para introduzir o tema Brasil.
É preciso pensar no quê que o Brasil pode-se tornar se Bolsonaro ficar na Presidência da República ou o quê que o Brasil pode-se tornar se Bolsonaro sair. Este é preciso pensar é dirigido ao povo que vota e elege os seus representantes. Uma das coisas que tenho mais visto escrito e ouvido é que acabou o toma lá dá cá, a velha política, dizem eles, os tais que vestem a linda camisa da selecção brasileira. Essa camisa não é propriedade de uma ideologia política, já agora! Nem é um símbolo de uma ideologia política, já agora! E já agora não se é democrata quando se quer fechar parlamento e Supremo Tribunal. Já agora, o quê que o Bolsonaro anda a fazer por estes dias? Não é também a dar cargos em estatais? Não é verdade que a velha política acabou. Para se manter no poder o Presidente precisa de um terço mais uma margem no congresso e está a procurar comprá-lo porque não é fácil fazer um processo de destituição. Não, eu não tenho acesso à TV Globo por isso não estou, segundo alguns, contaminado por essa terrível emissora. Terrível para eles, não para mim. Mas tenho acesso a todos os canais de youtube/facebook/whatsapp/instagram fascistas que os bolsonaristas se alimentam para fazerem copy paste sem pensar no que estão realmente a partilhar e também tenho acesso a toda a outra imprensa que os mesmos bolsonaristas dizem não ser de qualidade. Convém ler o MANDADO DE SEGURANÇA 37.097 antes de insultar o Alexandre de Moraes, ok? A palavra amizade não aparece escrita nesse documento. Procurem e leiam antes de partilhar lixo! Não sei como podem ficar ao lado de alguém que manda calar jornalistas, alguém que tratou como tratou Patrícia Campos Mello ou Vera Magalhães, de uma forma muito baixa.
Parece o Preço Certo, eles vêm de todo o país e ficam num curral a gritar mito mito mito. Mais recentemente também gritam Fechado com Bolsonaro. Depois o Presidente fala com esta gente, esta gentalha, e ignora os jornalistas. Parecem desocupados, os tais que gostam de mandar os outros trabalhar. "Quando a gente sente o cheiro da pessoa, não passa um perfume, a gente entende o que você é" disse uma dessas pessoas. Alguns deles filmam e fornecem o conteúdo a canais de youtube que depois alimentam os robots humanos que disseminam os factos alternativos nas redes sociais. São estes os novos jornalistas, perguntem-lhes os factos que eles sabem. Também são conhecidos como grillinhos. Os outros que são mesmo jornalistas não sabem nada (segundo eles). Brincalhãozinho, afinal o churrasco era fake. Enquanto há tempo para estas brincadeirinhas no Palácio do Planalto os números no Brasil não param de aumentar e não é só isso, a primeira derivada dos infectados também parece estar a aumentar. O Presidente despreza e ironiza o distanciamento físico. Ele é uma Gabriela Pugliesi que foi eleita para a Presidência da República. Tudo o que correr mal no futuro é culpa dos governadores e dos prefeitos. Ele está blindado, se fosse ele a decidir era diferente mas nunca explica como. Ele é o Messias. Parece ser o Messias da desgraça e do terror, há quem o chame de genocida e eu não consigo contra argumentar contra este último adjectivo.
Uma explicação à parte para explicar a expressão grillinho.
Em Itália, Bepe Grillo criou um blogue há uns anos atrás.
De acordo com Giuliano Da Empoli no seu livro Os Engenheiros do Caos, o que fazem os grillinhos:
A partir do final de 2013, o blog introduz uma secção dedicada ao “jornalista do dia”: geralmente, um repórter que criticou o movimento. A vítima é apresentada às massas de grillinhos como um exemplo de má-fé e da corrupção das mídias italianas e se torna pontualmente objeto de injúrias e ameaças nas telas das redes.
É isso que é feito com a Globo e com William Bonner por exemplo mas há outros que são referidos pelo Presidente. Alguns não são jornalistas. O juiz Alexandre de Moraes, por exemplo, que decidiu o que decidiu foi vítima, uns dias depois, de ameaças na porta da sua casa. "Está com medo do Ramagem..." era a letra da música que cantavam entre outras asneiradas. Não me venham dizer que aquilo era uma manifestação. Não era manifestação nenhuma, era intimidação patrocinada pelos grillinhos.
O Airton Guedes sempre desvalorizou a covid-19. Desde o início, e não mudou a sua posição. Um Rafael Augusto Alves da Costa Ferraz que não sabe fazer uma conferência de imprensa depois da demissão do seu Ministro da Justiça com uma linha de pensamento e uma mensagem que faça um pouco de sentido. Aquecedor do Palácio do Planalto? Para quem é que ele está a falar? Eu não preciso de viver no Brasil para ter acesso tudo o que o mito faz e diz. Ouço sempre os dois lados não por prazer mas porque gosto de por à prova as minhas próprias convicções. Não, eu não vou achar normal a frase "sempre houve tortura" nem que seja dito por uma actriz que sempre considerei como uma das grandes da sua área. Chega de passar o pano e mandar as migalhas para debaixo do tapete. Esse tapete já está tão inchado que nem dá para andar em cima dele. #forabolsonaro #calaabocabolsonaro

Sem comentários: