quinta-feira, julho 31, 2008

O MOMENTO CERTO




(Lisboa) O momento certo.

CARTAS DOS LEITORES XXI

SANTA MARIA - CABO VERDE

(Lisboa)

Olá Ricardo Figueira.

Nasci em Lisboa, mas todos os meus gostos e preferências, gastronómicas, música, relações humanas e paisagens, são as de África.

Em Abril de 2000 também estive na Residencial Nha Terra, 15 dias, precisamente no quarto 7. Inesquecível!

As pessoas lá residentes são simpáticas, educadas, conversavam como se já me conhecessem há anos.

Foram as melhores férias que tive. De entre várias viagens que efectuei (Paris, Barcelona, Açores e 2 vezes à Madeira), sem dúvida é de Santa Maria que tenho mais saudades.

Ao encaminhar-me para o avião, tinha vontade de adiar o regresso e continuar a usufruir daquela calma própria da terra, da praia de areia branca e fina, de passear à beira-mar, do Sol, da temperatura do ar e da água (não gosto de praias com águas frias), do Luar, e claro das várias a tão diversificadas ementas típicas, sempre acompanhadas com as músicas tocadas pelos vários conjuntos, nos restaurantes todas as noites, e que tanto alegravam quem passeava pelas ruas.

Está presente nos meus planos, que a próxima viagem seja a Santa Maria.

Cumprimentos

Antonieta Matias





Obrigado a todos os meus leitores. 5 anos a escrever e afinal alguém lê.
Santa Maria fica na Ilha do Sal, a ilha do grande aeroporto e a única ilha conhecida por muita gente visitante de Cabo Verde.

terça-feira, julho 29, 2008

5 ANOS DE FUNCHAL.BLOGSPOT.COM

(Helsínquia) Estou a escrever esta mensagem dia 13 de Junho de 2008, altura em que me encontro em Helsínquia mas só hoje ela vai para o ar. Faz hoje 5 anos (29 de Julho) que a primeira mensagem do blog funchal.blogspot.com foi publicada. Na altura não sabia muito bem quais eram os objectivos deste blog, quais os temas a tratar e quais as regras a seguir. Hoje continuo a não saber.

Gostava de celebrar 10 anos de blog. Vamos ver.

Parabéns aos milhares de visitantes que este blog regista todos os meses.

segunda-feira, julho 28, 2008

5 ANOS

(Lisboa) Ainda custa-me acreditar que faz 5 anos que este blogue nasceu. Parece que foi ontem. Tanta coisa aconteceu entretanto outras ficam na mesma.

MACHICO

MACHICO - ILHA DA MADEIRA
(Lisboa) Uma das coisas que mais gosto em Machico são as queijadas que lá fazem e vendem num restaurante no centro.

domingo, julho 27, 2008

FUNCHAL - ILHA DA MADEIRA

FUNCHAL - ILHA DA MADEIRA
(Lisboa) Miradouro da Estrada Monumental. Ao pé da entrada para o Clube Naval do Funchal. Um olhar sobre o passeio marítimo, sobre o mar.

sábado, julho 26, 2008

DINAMARCA

ODSHERRED - DINAMARCA

(Lisboa) Nunca estive lá no país maior da Europa mas passei lá em cima. Este é um pouco da Península de Odsherred. Um pedacinho. Esta península fica na Ilha de Zealand. Nesta península encontra-se, por exemplo, a Poul Johansens Fabrikker, uma fábrica de máquinas que produz outras máquinas para produzir as peças Lego.


View Larger Map


Já agora a asa é dum Boeing qualquer da KLM.

BLOGUES MADEIRA

(Lisboa) Novo blogue adicionado à lista:

SONIsangas - Blogue de artesanato.

De Sónia Ornelas. Provavelmente uma estudante universitária, porquê? Porque encontrei isto: Lisboa: em tempo de aulas; Madeira: doçe lar.




A blogosfera madeirense está sempre a crescer. Vida longa a todos os blogues da Madeira!



Você é madeirense e tem um blogue? Não está na lista ao lado na categoria Blogues Madeira. Registe o seu blogue aqui.

sexta-feira, julho 25, 2008

PORTO DO FUNCHAL

PORTO DO FUNCHAL - ILHA DA MADEIRA
(Lisboa) Pensar na vida, nas lutas que vale a pena lutar e naquelas que claramente é tempo perdido investir o meu tempo. Ainda não cheguei a nenhuma conclusão. Sugestões aceitam-se.

domingo, julho 20, 2008

DOIS BRASILEIROS NO PÓDIO

(Lisboa) A última vez que aconteceu na F1 foi também com um Piquet. Foi em 1991, no GP da Bélgica. 25 de Agosto de 1991. Senna ganhou, Nelson Piquet ficou em terceiro. Berger ficou em segundo. Curiosidade, nesse GP Michael Schumacher estreava-se na F1.

MUSEU VIVO - SEURASAARI

MUSEU VIVO - SEURASAARI


(Lisboa) Perto do centro de Helsínquia existe uma ilha unida ao resto do território por uma ponte. Pode-se chegar facilmente a essa ilha se se apanhar o autocarro número 24 no centro da capital da Finlândia. É a Ilha de Seurasaari. É chamado de museu vivo porque nela se encontram reunidos edifícios de toda a Finlândia decorados como no tempo em que tinham vida e os funcionários encontram-se caracterizados também de acordo com os tempos antigos.

MUSEU VIVO - SEURASAARI


Uma das coisas que mais gostei na visita foi a possibilidade de poder alimentar os pequenos esquilos que aparecem do mato como que a nos pedirem comida. Pequenos sacos de avelãs podem ser comprados nos quiosques e nota-se que estes hipertensos animais estão habituados a receber comida dos humanos pois inclusivamente vêem ter com as pessoas.


MUSEU VIVO - SEURASAARI

MUSEU VIVO - SEURASAARI

MUSEU VIVO - SEURASAARI

MUSEU VIVO - SEURASAARI

MUSEU VIVO - SEURASAARI

sábado, julho 19, 2008

TRABALHAR NA IRLANDA

(Lisboa) Muita gente faz a pergunta. Ainda que me custe ver gente competente sair, eu adorava mandar para lá os incompetentes, cá vai um link que pode ajudar um pouco mais a encontrar a solução que procuram. O link vai para um artigo publicado num blogue de um português que vive actualmente na Irlanda.

Pensem bem se não querem cá ficar e ajudar o país a sair da crise que não é crise nenhuma mas que mesmo assim recebe esse nome a toda a hora.

MACHICO

MACHICO - ILHA DA MADEIRA
(Lisboa) Depois de Funchal e Câmara de Lobos este é o maior centro populacional na Ilha da Madeira. Cerca de vinte e dois mil pessoas vivem por aqui. Diz a lenda que foi aqui que primeiramente chegaram João Gonçalves Zarco, Tristão Vaz Teixeira, Bartolomeu Perestrelo e os seus comandados.

Machico é formado por várias freguesias. A mais populosa é a freguesia com o mesmo nome. As outras freguesias são Água de Pena, Santo António da Serra, Porto da Cruz e Caniçal. Machico até há uns anos atrás era também uma ilha resistente ao poder laranja. Era um dos poucos municípios que não era controlado pelo PSD.

quinta-feira, julho 17, 2008

VOOS EASYJET

(Lisboa) Já foram ao sítio da Easyjet ver os preços das viagens para a Madeira? Passei lá agora, rapidinho e encontrei preços muito bons.

quarta-feira, julho 16, 2008

BI-HORÁRIA OU SIMPLES?

(Lisboa) Qual o tarifário energético que devo escolher? O tarifário bi-horário ou o tarifário simples? A maior parte das pessoas não sabe o que escolher e quando muda fica revoltadíssima com o facto de ter mudado pois as contas parece que aumentam. De facto existe uma condição a partir da qual passa a ser mais eficiente trocar o seu contador para um bi-horário.

Num tarifário simples pagamos basicamente um valor por cada kWh consumido e mais uma batatada de potência contratada. A potência contratada é a potência máxima que a companhia nos vai fornecer sem que a energia seja cortada pelo disjuntor. Vamos fazer X o valor do kWh do tarifário simples. Vamos fazer P1 o valor da potência contratada.

Sendo assim o valor que temos de pagar é mais ou menos aX+P1 em que a é o número de kWh que consumimos no período da facturação.

No tarifário bi-horário temos dois valores para o preço do kWh. Um valor para o kWh das horas de vazio Y e o mesmo valor X do tarifário simples para as horas de cheio.

Sendo assim se tivermos o tarifário bi-horário teremos de pagar bX+cY+P2 em que b é o número de kWh consumidos nas horas de cheio e c é o número consumido nas horas de vazio. P2 é o valor da potência contratada que embora seja igual assume um valor diferente quando o tarifário é bi-horário ou simples.

É fácil perceber que a=b+c numa situação semelhante. Se eu não tivesse bi-horário gastaria esses mesmos kWh mas seriam todos tarifados da mesma maneira.

Sendo assim quando é que o valor do tarifário bi-horário é mais barato que o tarifário simples?

Vbi < Vsimples

P2+bX+cY < P1 + aX

Isso acontece quando c > (P2-P1)/(X-Y).

Agora é fazer as contas e ver se compensa ou não mudar.

NAU SANTA MARIA

NAU SANTA MARIA - FUNCHAL - ILHA DA MADEIRA - PORTUGAL
(Lisboa) Lá vai a turistada para mais uma viagem a bordo da réplica com motor da Nau Santa Maria.

domingo, julho 13, 2008

CARTAS DOS LEITORES XX

(...)

O teu blog está muito bem organizado, com informações pertinentes acerca da
região (sabia lá que existia um festival de cinema no Funchal, por exemplo) e
com um conjunto vasto de ligações interessantes.

(...)

Não sabia que existiam tantos madeirenses com um blog e, particularmente, com
blogs que falam da Madeira ou de outras questões com um perspectiva
inconfudivelmente madeirense.

O pouco que vi do teu blog reflecte um interesse genuíno - que não conhecia -
em relação à nossa terra bem como uma visão panorâmica sobre questões do país e
da região.

Cumprimentos,
Francisco Garcês





(Lisboa) Obrigado a todos os meus leitores.

terça-feira, julho 08, 2008

BLOGUES MADEIRA

(Lisboa) Novo blogue adicionado à lista:

Madeira Garden - Variadas fotos de paisagens e flores da Ilha da Madeira.

De Ruben Góis e Débora Góis.




A blogosfera madeirense está sempre a crescer. Vida longa a todos os blogues da Madeira!



Você é madeirense e tem um blogue? Não está na lista ao lado na categoria Blogues Madeira. Registe o seu blogue aqui.

segunda-feira, julho 07, 2008

SUGESTÕES


(Lisboa) Para quem não teve a oportunidade de vê-la no Rock in Rio Lisboa no mês passado, Veronica Larrrene, no Funchal, nos próximos dias.

domingo, julho 06, 2008

AVENIDA ARRIAGA

AVENIDA ARRIAGA - FUNCHAL - ILHA DA MADEIRA
(Lisboa) Avenida Arriaga, no Funchal. Aproveitando o novo dia, nas primeiras horas de claridade, enquanto a cidade ainda dorme.

sábado, julho 05, 2008

INFANTE D. HENRIQUE

ESTÁTUA DO INFANTE D. HENRIQUE - FUNCHAL - ILHA DA MADEIRA
(Lisboa) Na Rotunda do Infante, Funchal, Ilha da Madeira. Também é conhecido como Infante de Sagres ou Navegador.

Em 1419-1420 alguns dos seus escudeiros, João Gonçalves Zarco e Tristão Vaz Teixeira, desembarcaram então nas ilhas do arquipélago madeirense, que já era visitado por navegadores portugueses desde o século anterior. As ilhas revelaram-se de grande importância produzindo grandes quantidades de cereais, minimizando a escassez que afligia Portugal. O arquipélago foi doado a D. Henrique pelo rei D. Duarte, sucessor de D. João I, em 1433.
in O Infante D. Henrique na Wikipédia.

sexta-feira, julho 04, 2008

PORTUGAL METE ÁGUA

(Lisboa) Sobre a recente notícia da eficiência da gestão da empresa Águas de Portugal, sempre se falou de desvios, de pouca ética, de negócios por debaixo da mesa. Conversas de café que nunca passavam disso. Hoje em dia estes escândalos já aparecem nos jornais, já passam na televisão. É bom, pelo menos estes temas são discutidos. Muitos vão dizer muitas coisas, muitos vão encontrar nestas notícias uma boa desculpa para a sua pouca época.

Depois destas notícias que já não são de café, já não se dizem à boca pequena, com que cara saem para a rua os responsáveis destas empresas? Com que cara encaram o mundo esta gentinha que leva Portugal para baixo, estes empresários de empresas feitas que só sabem premiar o seu próprio umbigo.