domingo, outubro 29, 2006

ILHA DA MADEIRA - AEROPORTO

Josefa D'Obidos aterra na Madeira

(Lisboa) Depois da tempestade vem a bonança. Por cá a chuva passou e o sol voltou. Continua a contestação ao governo (só de garganta, eu acho que isto é preciso).

Já se começa a sentir o cheiro de Natal por todo o lado. É a economia a falar porque ainda estamos em Outubro mas há a necessidade de pular de festa em festa e não deixar o consumidor descansar. Por mim, prefiro começar a pensar no Natal lá pelo dia um de Dezembro.

Tem tudo a ver a imagem com o Natal. Já estou a imaginar as minhas férias na Ilha na Madeira. O avião da fotografia é o Josefa D'Obidos da TAP a chegar à Madeira. O pequeno avião estacionado e de frente para o da TAP é o aparelho que faz as ligações com o Porto Santo.

sexta-feira, outubro 27, 2006

O DEVE E HAVER NA HISTÓRIA DA MADEIRA

(Lisboa) O DEVE E HAVER na História da Madeira. Uma página do Professor Alberto Vieira.

Uma boa leitura para aqueles que acham que a Ilha da Madeira e a Ilha do Porto Santo são só encargos para o resto nacional.

terça-feira, outubro 24, 2006

PHISHING

(Lisboa) Já tinha ouvido falar, sabia o que era mas nunca tinha tido contacto directo com um caso até porque o serviço de email que uso filtra 95% do spam que recebo. O objectivo do PHISHING é obter as palavras-chave combinadas com o nome de utilizador. Como é que o criminoso consegue fazer isso? Consegue, desenhando exactamente o sítio alvo num outro local na internet: imagine um sítio que se parece exactamente com o sítio do seu banco mas não é. Por exemplo o sítio do Montepio:

SÍTIO DO MONTEPIO NA INTERNET

Se eu entrasse neste sítio como poderia saber se ele é ou não o verdadeiro sítio do Montepio? Se eu não estiver preocupado com isto começo logo por preencher os dados de cliente e entro na minha conta. Se for um site fraudulento os meus dados são logo caçados e a coisa pode se tornar muito séria. Então como posso saber se este é ou não o verdadeiro site do Montepio?


barra de endereço

Pela barra de endereço. Se o nome do sítio que pretendo não corresponder ao nome que está na barra de endereço então é provável que estejamos perante um caso de Phishing. No exemplo que apresento esse endereço é http://www.montepio.pt/ePortal/v10/PT/jsp/index.jsp o que é claramente a morada na rede de uma página credível pois é a página do montepio.

Mas então se somos nós próprios a escrever o endereço qual é a razão para o endereço não estar certo ou ir parar a sítio phishing? O problema é quando usamos um link numa outra página ou um link num email que nos conduz para uma página criminosa. Por exemplo este link que se segue http://www.montepio.pt conduz-nos, se clicarmos nele para outra página na internet, a página http://www.f1naweb.com.br. O endereço que vemos nem sempre é o endereço do link pela razão simples que o HTML permite-nos linkar um endereço na net com qualquer palavra. Por exemplo podemos colocar um link para a página www.cnn.com em cada palavra desta frase. Podemos colocar links em palavras e em imagens. Uma maneira de tentar perceber se o link vai para um lugar seguro ou não é olhar para a barra de estado.

barra de estado

A barra de estado encontra-se normalmente no rodapé da janela e normalmente temos acesso ao link de destino colocando o cursor do rato sobre o texto que está linkando. Não precisamos de clicar nesse texto. Digo normalmente porque há maneiras de ocultar essa informação recorrendo por exemplo a Javascript mas para muitos casos é suficiente.

Para terminar: o termo phising é uma variante do termo fishing que também é usado com o mesmo sentido. O termo fishing é o termo em inglês que designa pescar. Neste caso o criminoso está a fabricar um isco que é o site manipulado em endereço diferente para pescar os dados do utilizador. É bom ter atenção aos pormenores.

AEROPORTO DA MADEIRA

viajar para a Medeira de avião, por exemplo na TAP
(Lisboa) E lá vai o Almada Negreiros para Lisboa ou para o Porto, não sei.

domingo, outubro 22, 2006

OBRIGADO SCHUMACHER

Michael Schumacher(Lisboa) Por cá chove e faz vento há dias. O clima irlandês, uma amostra dele. Já que está chuva e já começa a fazer um pouco de frio ficar em casa pode ser uma boa alternativa. Este fim de semana em Interlagos, pela última vez, Michael Schumacher pilotará um carro de Fórmula 1 num Grande Prémio. Para trás ficam quinze anos de corridas e sete títulos mas o leitor encontra certamente noutros sítios informação mais detalhada sobre os números de um dos maiores campeões do automobilismo.
Por volta das 18h, na RTP1, também pela última vez já que a televisão do estado em 2007 não transmitirá mais a F1, teremos a oportunidade de ver Michael Schumacher num GP. Não será mais um título mas a sua despedida será em grande. Fez uma grande época e por pouco não nos brindou com mais um Campeonato. Aproveitem.

quinta-feira, outubro 19, 2006

PROFESSORES RECEBEM APOIO DE ASSOCIAÇÃO DE PILOTOS DE F1

(Lisboa) A Associação de Pilotos de F1 está solidária com os professores. "Isto de ficar só um em primeiro é muito injusto", adiantou David Coulthard, presidente da referida associação para justificar o seu apoio. "Também nós, pilotos, ambicionamos o dia em que passados uns anitos sejamos automaticamente promovidos a campeões mundiais de fórmula 1. Acho que todos os pilotos têm o direito de ser campeões porque todos fazemos as mesmas corridas. Essa coisa de ser melhor do que o outro é muito injusto também e gera invejas e não queremos isso na F1", justificou o piloto presidente da associação. David Coulthard, um veterano da categoria máxima do automobilismo adiantou ainda: "epá, eu já estou na Fórmula 1 desde 1994 e agora vem esse tal de Alonso e leva o Campeonato de F1? Não é justo" e acrescenta "onde é que isto vai parar? Se eles quiserem nós mandamos o Barrichello o nosso melhor chorador para as manifestações deles". O funchal.blogspot.com verifica assim que os professores não estão sozinhos na sua luta.

quarta-feira, outubro 18, 2006

O PREÇO QUE SE PAGA POR QUERER FICAR NA MESMA

lâmpada(Lisboa) O Secretário de Estado da Indústria foi muito infeliz nas suas declarações sobre o aumento do preço da electricidade. Parecia um membro de um governo de direita. Demonstrou um certo recalcamento em relação ao consumidor doméstico. Ele não sabe falar para os eleitores mas a falta de habilidade a falar não é razão para deixar as suas funções.

Mais uma vez ao ouvir o fórum da TSF vem a mesma ladainha de que é o pobre que paga tudo e eles andam a encher o bolso. Enfim é muito fácil perder a razão quando se discute desta maneira. Um aumento de 16% é um choque muito grande mas o argumento que andamos a pagar a energia a um preço muito abaixo do preço de custo também é uma boa justificação. Temos de produzir energia mais barata e deixar de ser tão dependentes dos combústíveis à base do petróleo.

São os mesmos que protestam por tudo, que já tinham protestado em relação à não introdução da energia nuclear que agora se queixam do preço alto da energia eléctrica. Se essa mesma energia eléctrica tem como base, na sua produção, estações termoeléctricas que têm como base os combustíveis à base do petróleo estamos sempre a nos queixar do mesmo.

Não me parece é que a culpa seja dos consumidores como o secretário de estado afirmou infelizmente. Parece-me que estas questões não podem é ser discutidas com os mesmos argumentos de sempre do tipo: é o pobre que paga sempre ou andam a meter a mão no nosso bolso.

Este é o preço que se paga quando se adia a mudança, quando se evitam discussões sobre o nuclear, quando não se educa o público a usar de maneira mais racional e eficaz a electricidade.

terça-feira, outubro 17, 2006

FICHAS DA IRLANDA - 056 (ENTRE DUBLIN E GALWAY)

IRLANDA, ENTRE GALWAY E DUBLIN

(Lisboa) A viagem entre Galway e Dublin. O regresso. Uma estrada com duas faixas (N6 e depois ou antes, depende do sentido, a N4). A maior parte do tempo a conduzir no meio do verde com vacas e ovelhas a pastar.

segunda-feira, outubro 16, 2006

MAPAS DO FUNCHAL E MADEIRA

(Lisboa) Antes de viajar para o Funchal ou para a Madeira porque não conhecer um pouco mais o sítio para onde e vai e não chegar às cegas?

O Sítio Oficial do Turismo na Madeira disponibiliza uns PDFs com mapas do Funchal, Madeira, Porto Santo e Vila Baleira aqui.

sexta-feira, outubro 13, 2006

CONSPIRAÇÃO ÀS SETE

(Lisboa) Descobri mais um blog sobre a Madeira. Juntei à minha compilação aqui ao lado. Isto dos blogs ensina-nos muito como outras pessoas vêem os mesmos problemas que nós. Os blogs escritos na Madeira sobre a Madeira ensinam-nos mais sobre a Ilha, sobre os seus habitantes.

CONSPIRAÇÃO ÀS SETE num PC, MAC, PDA ou outra coisa qualquer que lhe permita ver páginas na net, perto de si.

quinta-feira, outubro 12, 2006

FICHAS DA IRLANDA - 055 (BRAY)

BRAY, IRLANDA

(Lisboa) Actualmente aqui em Lisboa e no país vive-se um clima de grande contestação ao Governo. Eu gosto de ver o país assim. As pessoas a contestarem, a saírem para a rua, a dizerem o que pensam. Não, eu não estou com os professores, nem com os autarcas, nem com os funcionários públicos. Não estou com ninguém que conteste este Governo, nem próximo de ninguém do PS. Acho normalíssimo as pessoas não quererem perder previlégios. Absolutamente normal. Vão sair à rua, vão gritar, vão fazer o papel delas tal como o Governo está a fazer o seu papel: governar. Se são boas ou más medidas só vamos saber realmente daqui a uns tempos, talvez daqui a uns anos.

Quando ainda estava a trabalhar na Irlanda houve um colega de trabalho meu, um espanhol que disse uma coisa interessante, achei eu na altura. A situação era a seguinte: nós mudámos de edifício e fomos para um espaço novo. Novo mesmo novo. Ainda estavam a acabar de instalar e construir muitas coisas. O ar condicionado funcionava de uma maneira estranha e fazia um frio de, como se costuma dizer, bater dente. A Irlanda já tinha um modesto Verão e ainda tínhamos de passar por temperaturas ainda mais baixas no escritório. Ficamos nessa situação durante muitos dias. O meu local de trabalho até nem era muito frio mas havia uma zona conhecida como o Ártico tais eram as temperaturas baixas. Nessa zona as pessoas trabalhavam de casaco. O que esse meu colega disse foi que se fosse em Espanha só esse problema no ar condicionado já era suficiente para os trabalhadores fazerem greve e os sindicatos intervirem. Engraçado, estava a pensar a mesma coisa se fosse em Portugal.

BRAY, IRLANDA

Estas devem ser as últimas fotografias de Bray que tenho para apresentar ou talvez não. As próximas fotos são da viagem que fiz pelo centro da Irlanda até Galway. São mais ou menos duzentos quilómetros de Dublin até Galway. Apareçam para ver.

BRAY, IRLANDA

Por enquanto deixo-vos com algumas imagens de Bray. A primeira a contar de cima é uma visão do centro de Bray ainda quando vinha da minha missão de reconhecimento da cruz no topo do monte. A segunta é do outro lado da pequena baía. A última é de um pequeno porto que existe em Bray.

segunda-feira, outubro 09, 2006

AEROPORTO DA MADEIRA

ALMADA NEGREIROS A DAR A VOLTA
(Lisboa) Almada Negreiros para além de ser o nome deste avião da TAP é também um nome de um escritor, pintor, poeta, ensaísta, dramaturgo e romancista português. Devia talvez ter invertido e dito que Almada Negreiros é também o nome deste avião da TAP. Como se costuma dizer só Deus sabe por onde já terá passado. Uma pesquisa rápida pela internet, rapidamente aparecem relatos de o terem visto, para além de no Aeroporto da Madeira, na Portela, em Lisboa, no Pico (nos Açores) , em Faro, em Heathrow - Londres (Inglaterra), em Amsterdão (Países Baixos), Budapeste (Hungria) e por muitas mais paragens certamente. Um avião, nem mesmo um simples avião tem direito à sua privacidade.

sábado, outubro 07, 2006

JARDIM PEDE MAIS DEMISSÕES

ALBERTO JOÃO JARDIM - O DEMOCRATA(Lisboa) O nosso querido e mui grande Presidente do Governo Regional da Madeira, também conhecido como o Pai da Democracia na Madeira revelou uma lista de pessoas a quem ele vai pedir que se demitam. Dessa lista fazem parte os mediáticos José Sócrates só porque é Primeiro-Ministro e Teixeira dos Santos porque é só Ministro das Finanças. Já é a centésima quinquagésima vez que Alberto João Jardim pede a demissão de alguém de quem não concorda e que não está na sua alçada (quando está ele próprio vai lá e demite, não precisa de pedir!). Já começa a ser mais chato que ver na televisão palestinianos a queimar bandeiras dos Estados Unidos.

O funchal.blogspot.com teve acesso em exclusivo a essa lista e publicamos em seguida os nomes e as razões bem fundadas democraticamente para tal pedido:

Sr. Teixeira, auxiliar administrativo - "não sabe tirar cafés e já trabalha no Governo Regional há mais tempo que eu, já era tempo de aprender, agora é tarde e vai para a rua!", diz o despacho do nosso ilustre governante.

Sr. Manuel, motorista da presidência - "não parou na passadeira como eu lhe pedi, ele tem de aprender que quem manda sou eu, quero que vá para a rua e vai mesmo porque quem manda aqui sou eu", adianta o mesmo despacho.

Sr. Fonseca, leiteiro lá de casa - "o leite talhou já por duas vezes este ano".

Sra. Manuela Andrade, minha vizinha - "a filha namora um rapaz cujo pai foi em tempos activo militante socialista e a quem eu tratei de arrumar para sempre o seu futuro profissional. É bem feito porque ninguém mandou ser militante desse partido."

Guarda Abel, polícia de segurança pública - "este imbecil não me deu prioridade quando os semáforos avariaram".

Engenheiro Carlos Pereira, engenheiro civil - "não deu emprego a um protegido meu, peça a demissão seu incompetente!".

Marta Pires, militante social democrata - "tem amigos do bloco de esquerda. Ela ainda é estudante e está no PSD para arranjar emprego mas fica aqui o meu pedido de demissão antes que arranje emprego".

A lista era enorme e conta com muitas dezenas de nomes. Temos a certeza que esta limpeza vai tornar a Madeira um sítio mais limpo para se viver. Este blog é laranja, não nos demita Sr. Presidente.

quarta-feira, outubro 04, 2006

TUAREGUES A MAIS DE 45 MINUTOS DAS URGÊNCIAS

TUAREGUES
(Lisboa) Também os Tuaregues se queixam que estão a mais de quarenta e cinco minutos das urgências hospitalares. O funchal.blogspot.com foi encontrar alguns muito revoltados a meio do deserto onde vivem. Abandonados pelos deuses não querem ser abandonados pela medicina. "Estamos muito revoltados com o Ministro da Saúde!" dizia o Sr. Teixeira muito nervoso e continuava dizendo "já não nos bastava não conseguir apanhar os Morangos com Açucar ainda temos de estar a mais de quarenta e cinco minutos das urgências". Dona Justina não se fica por aí e promete levar areia até à porta do Ministério da Saúde e promete também aprender a escrever o nome do Ministro, um tal de Correia de Campos. A duas dunas da cabana de Dona Justina vive o Sr. Fonseca que se negou a dizer mais do que um "ELES QUEREM É POLEIRO" e depois desapareceu no deserto. Prometem resistir e já pensam em cortar a caravana do Dakar da próxima vez que passar por aquelas bandas.

terça-feira, outubro 03, 2006

FICHAS DA IRLANDA - 054 (BRAY)

BRAY VISTA DO MONTE DA CRUZ
(Lisboa) Isto de mau tempo ou bom tempo é tudo muito relativo. Antes de ir para a Irlanda muita gente dizia-me que lá estava sempre a chover. Chove muito por lá mas também não é verdade que esteja sempre a chover, chove muito mas não está sempre a chover. Não é comparável a Lisboa. Por cá já deu para perceber que o Verão foi embora, está mais fresco ao fim do dia mas mesmo no pico do Inverno é possível estar uma, duas, três semanas sempre com bom tempo, com o céu azul. Nesses dias de Inverno com o céu limpo faz um frio de bater dente mas o céu azul dá-nos outro contributo em termos de humor que só frio e céu cinzento não dão.

E o Tempo tem muito que ver com a roupa não tem? Na Irlanda usava secadora para secar a minha roupa. Não é a mesma coisa, a roupa fica sempre com um cheiro que não é agradável, um cheiro de gato molhado, muito incómodo. É possível colocar a roupa a secar normalmente mas tem de ser no interior das casas porque o tempo não é de confiar e de uma hora para outra começa a chover.

Nesta imagem aqui em baixo vê-se a linha que vai de Bray para Greystones. Até Bray são duas linhas que logicamente são usadas uma em cada sentido. De Bray para Greystones apenas uma linha existe. Cheguei a ir a Greystones uma vez. Uma cidade ou vila simpática mais uma vez com muitos pubs, mais para a frente publicarei o que tenho.

LINHA DE COMBOIO QUE VAI DE BRAY A GREYSTONES

Muitas vezes tenho a ideia que passo a mensagem que a Irlanda não tem muito para ver. Não é verdade, é um país muito bonito e tem muita coisa para ver. Ainda que eu pense que ver é sentar-se numa rocha e contemplar a paisagem, ver os indígenas nas suas movimentações, captar os detalhes, perceber para que direcção cardeal se está a olhar.

Por vezes desaponto-me de ouvir que o sítio A ou B não tem nada. Não tem nada? Como assim não tem nada, pergunto eu? Não tem nada é a resposta que volta de novo. Não existe o nada neste planeta. O nada existe no espaço, no vácuo, bem longe dos sistemas solares, mesmo assim se calhar até existe um átomo por aqui ou por ali lá nos confins do universo. Depois percebo que o não ter nada para essas pessoas é não ter centros comerciais ou discotecas. Já tá tudo visto dizem elas. Não está nada digo eu. Esta dificuldade de encarar o silêncio e a tranquilidade é uma coisa tão parva nas sociedades actuais que por vezes tenho vontade de mandar os autores desses comentários embora. Vão embora lá para os vossos centros e as vossas discos. Por vezes não há paciência!

É tão bom estar na praia com pouca gente, sem correr o risco de levar com uma bola no meio das costas ou poder nadar sem ver um surfista a entrar pela nossa testa. Ir ao supermercado a meio da semana é ainda melhor, de preferência no dito horário laboral. Eu não gosto de ir com a manada. Posso? Dão autorização? Posso respirar?

segunda-feira, outubro 02, 2006

JARDINAGEM DO GOVERNO CENTRAL

ALBERTO JOÃO JARDIM(Lisboa) A notícia ouvi-a primeiro na TSF e depois fui consultar na edição online do Diário de Nótícias da Madeira. Basicamente é só isso que está escrito mesmo.

Depois vem a ladaínha do costume que o Governo Central está contra a Madeira, melhor, o Governo Socialista está contra a Madeira. O Ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, ainda se deu ao trabalho de comentar dizendo que não é justo que uma região que se desenvolveu nos últimos anos exija o mesmo esforço financeiro por parte do Governo Central. Eu estudei em Lisboa e sei que ideia geral é que o dinheiro do continente vai para a Madeira injustamente e estou farto desta visão parasita da minha terra mas esta é a imagem que fica de uma personagem que só sabe pedir dinheiro e insultar os outros. Aqui ficam mais ideias para arranjar dinheiro para o Governo Regional: cobrar uma taxa de invasão a cada cubano que saia do avião no Aeroporto da Madeira, vender o bigode do Miguel de Sousa como esfregona, exigir aos clubes adversários dos locais o pagamento das viagens e alojamentos dos elementos dos clubes madeirenses quando estes últimos se deslocam ao continente, exigir que cada português passe pelo menos quinze dias de férias na Madeira todos os anos. Sr. Jardim, o céu é o limite, agora é puxar pela cabeça.

Cubano, para quem não sabe, é como são conhecidos na Madeira os que são naturais de Lisboa.

AEROPORTO DA MADEIRA

TAP CS-TNH ALMADA NEGREIROS NO AEROPORTO DA MADEIRA
(Lisboa) Antigamente quando ia ao aeroporto e estava no terraço a ver os aviões a descolar e a aterrar os aparelhos faziam um barulho que quase tornava-me surdo (os velhos Boeing 737). Depois no início da década de 90 com os novos Airbus o barulho já era bem menos.

Conseguem ver as desertas ao fundo olhando na direcção do trem de aterragem da frente do avião da TAP. Nas desertas não vive ninguém permanentemente. Contam as lendas que são visíveis lobos marinhos. Nunca lá fui.